Manual de Navegação da Plataforma Lekto
Módulo 1. Sistema Administrativo Lekto
1. Dados da escola
2. Dados dos alunos
3. Dados dos professores
4. Dados das turmas
5. Grade horária
6. Validação dos Dados e Vinculações no Sistema Administrativo Lekto
Módulo 2. Rotina de Uso da Plataforma Lekto
1. Como fazer o agendamento de trilhas na plataforma?
2. Como fazer o planejamento de uma aula na plataforma?
3. Como iniciar uma aula na plataforma?
4. Como confirmar a avaliação de uma aula na plataforma?
Módulo 3. Agendamento de Trilhas
1. Como vejo as trilhas agendadas para cada turma?
2. Não está aparecendo a minha turma. O que fazer?
3. Como visualizo as trilhas disponíveis para a minha turma?
4. Como selecionar uma trilha para a turma?
5. Quais as regras para definir as datas e horários das aulas de uma trilha?
6. Não consegui realizar uma das aulas da minha trilha. Como eu faço para remarcar?
7. O que representam as cores na caixa de datas e horários da trilha?
8. Não vou mais fazer uma trilha já agendada com a turma. O que devo fazer?
Módulo 4. Planejamento das aulas para os anos do Infantil e do Ensino Fundamental I
1. Orientações Gerais da aula
2. Orientações dos passos da aula
3. Orientações das atividades do passo 2
4. É possível trocar um aluno de grupo?
Módulo 5. Planejamento dos projetos para os anos do Ensino Fundamental II
1. Orientações gerais da aula.
2. Orientações da etapa de cada projeto.
3. Como acesso o roteiro do grupo?
4. É possível trocar um aluno de grupo?
Módulo 6. Uso da plataforma durante a prática em sala de aula.
1. Chegou o dia da aula. O que preciso fazer na plataforma?
2. Tenho alunos que faltaram. O que fazer?
3. Como faço para avaliar o desenvolvimento dos alunos nas habilidades?
4. Preciso avaliar todos os alunos em todas as aulas?
5. Como faço para realizar as documentações?
6. O que preciso documentar?
Módulo 7. Apoio ao professor
1. Quando devo procurar o time de apoio ao professor?
2. Como posso entrar em contato com o time de apoio?
3. Como nos contatar por whatsapp?
4. Como nos contatar pelo Chat?
5. Como abrir um chamado?
Módulo 8. Foto dos alunos
1. Porque adicionar a foto dos alunos é importante?
2. Como adicionar a foto dos alunos na plataforma?
3. Em que momento posso adicionar as fotos dos alunos?
Introdução
Olá, Professores e Gestores!
Elaboramos este manual especialmente para orientar você a navegar na Plataforma Lekto e conhecer todas as funcionalidades.
Esperamos que este material o ajude a gerenciar suas Aulas Lekto de maneira simples e intuitiva, facilitando a utilização da plataforma tanto nos momentos em que estiver fazendo o seu planejamento pedagógico semanal quanto durante a prática das atividades em sala com os estudantes.
Bom saber!
Você não precisa ler o guia do início ao fim para utilizar a Plataforma. Pode começar a explorar os caminhos dessa jornada de forma autônoma e, sempre que tiver alguma dúvida, voltar aqui para fazer uma pesquisa rápida e consultar informações a respeito de alguma etapa sobre a qual queira saber mais.
Dica!
Conte com os nossos canais de atendimento em caso de dúvidas. Temos uma equipe de suporte pronta para auxiliar você nos primeiros usos da Plataforma Lekto. Entre na plataforma, procure a opção 'suporte' no canto superior direito da tela e escolha o canal de sua preferência.
Boa Leitura.
Módulo 1. Sistema Administrativo Lekto
Este módulo do manual é para auxiliar você no entendimento do Sistema Administrativo da Lekto.
O Sistema Admin Lekto é acessado por você, Gestor(a) Escolar. Nele terão todos os dados e informações sobre a sua escola, as turmas, os professores e os alunos.
Atenção!
A gestão desses dados varia de acordo com a integração realizada com o sistema de gestão escolar da sua escola. Se houver integração, alguns dados não poderão ser alterados no sistema da Lekto, apenas no sistema da própria escola.
Em caso de dúvidas sobre a visualização e edição dos dados, entre em contato com o suporte da Lekto!
Ao entrar no Admin Lekto, você verá no menu superior as seções:
Escola, com os dados gerais da escola.
Alunos, com a listagem de alunos cadastrados.
Professores, com a listagem de professores cadastrados e opção de entrar no acesso (login) de cada um, na plataforma.
Turmas, com a listagem de turmas cadastradas e a opção de edição das turmas.
Grade horária, com a visualização das aulas liberadas na plataforma para cada turma.
Nos itens abaixo vamos detalhar cada uma dessas seções. Vamos lá?
1. Dados da escola
Na seção Escola, você encontrará campos com os seguintes dados:
Nome da Escola;
Rede Escolar;
Anos Escolares.
Essas informações estão disponíveis apenas para visualização. Para alterar algum desses dados, entre em contato com o suporte da Lekto!
2. Dados dos alunos
Na seção Alunos, você verá a listagem de alunos cadastrados na escola. Nesta listagem constam os dados de:
Nome do aluno;
CPF do aluno;
E-mail do aluno;
Turma do aluno.
Essas informações estão disponíveis apenas para visualização. Para alterar algum desses dados, entre em contato com o suporte da Lekto!
3. Dados dos professores
Na seção Professor, você verá a listagem de professores cadastrados na escola. Nesta listagem constam os dados de:
Nome do(a) professor(a);
CPF do(a) professor(a);
E-mail do(a) Professor(a).
Na listagem de professores, também temos a coluna com as opções de ações.
Ao clicar no ícone, você entrará na plataforma Lekto pelo acesso do respectivo professor(a), podendo ver todos os seus dados e informações.
4. Dados das turmas
Na seção Turmas, você verá a listagem de turmas cadastradas na escola. Nesta listagem constam os dados de:
ID da turma
Nome da turma;
Alunos;
Ano Escolar;
Período
Na listagem das turmas, também temos a coluna com as opções de ações.
Ao clicar no ícone com o lápis, você entrará na tela de edição dos dados da turma.
Nesta tela, você encontrará as informações de:
Nome da turma;
Ano escolar da turma;
Campo com os professores vinculados à turma;
Listagem de alunos
O campo de professores é editável. Você pode adicionar os professores que serão responsáveis por realizar as trilhas com a turma em questão.
Os outros campos na tela de edição da turma estão disponíveis apenas para visualização. Para alterar algum desses dados, entre em contato com o suporte da Lekto!
5. Grade horária
Na seção Grade Horária, você irá visualizar um calendário com as opções de visualização por dia, semana ou mês. Neste calendário, estarão disponíveis as aulas que são liberadas na plataforma com as informações de:
Nome da turma
Ano escolar
Horário da aula
Status da aula
Professor responsável pela aula.
6. Validação dos Dados e Vinculações no Sistema Administrativo Lekto
Esta é a primeira fase do processo de implantação da Lekto na escola.
Nesta fase, você, Gestor(a) Escolar, tem duas missões a serem executadas no Sistema Admin da Lekto.
A primeira missão é a validação dos dados. Nesta etapa, recomendamos que você faça uma verificação geral dos dados nas seções de escola, professores e alunos, que constam no menu superior do sistema administrativo da Lekto.
Ao entrar na seção de turmas e acessar a tela de edição de uma turma específica, você também poderá verificar a listagem de alunos vinculados a essa turma.
Caso encontre algum problema durante a verificação dos dados, entre em contato com o suporte da Lekto.
Atenção!
A gestão desses dados varia de acordo com a integração realizada com o sistema de gestão escolar da sua escola. Se houver integração, alguns dados não poderão ser alterados no sistema da Lekto, apenas no sistema da própria escola.
A segunda missão é a vinculação de professores às turmas. Esta etapa é importante para que os professores visualizem suas turmas ao entrar na plataforma e possam realizar o agendamento das aulas.
Para vincular os professores às turmas, siga o passo a passo abaixo:
Acesse a seção de turmas no Sistema Admin da Lekto;
Escolha a turma que deseja vincular os professores;
Clique no botão de edição, que consta na coluna de ações, para acessar a tela de edição da turma;
Clique no campo Professores;
Selecione os professores que serão responsáveis pela realização das trilhas com a respectiva turma;
Clique no botão salvar, ao final da página.
Atenção!
O vínculo do professor(a) à turma no Sistema Admin Lekto, apenas permite que ele(a) visualize a turma ao entrar na plataforma. Para visualizar e realizar as aulas, os professores precisarão primeiro realizar o agendamento das suas aulas na plataforma.
Módulo 2. Rotina de Uso da Plataforma Lekto
Sugerimos que você comece sua leitura por aqui.
Neste primeiro módulo do manual de navegação vamos orientar você no entendimento da rotina geral de uso da Plataforma Lekto.
A primeira ação para permitir o uso da Plataforma Lekto é fazer o agendamento de uma trilha para a sua turma. Quando as aulas da trilha são liberadas para planejamento, você inicia a nossa rotina de uso semanal da plataforma.
O passo a passo de fazer o seu planejamento, realizar a aula com a turma e confirmar a avaliação se repete semanalmente ao longo das 4 aulas da trilha.
É obrigatório completar esses passos para cada uma das aulas de sua trilha para liberação das aulas da próxima trilha da turma.
Portanto, em resumo, temos:
→ Agendamento das trilhas
→ Liberação das aulas da primeira trilha
→ Planejamento, realização em sala e avaliação das aulas da primeira trilha (ciclo)
→ Liberação das aulas da próxima trilha da turma.
Nos itens abaixo vamos detalhar melhor cada passo. Vamos lá?
1. Como fazer o agendamento de trilhas na plataforma?
O primeiro passo para o uso da Plataforma Lekto é realizar o agendamento de trilhas para cada turma.
As Trilhas Lekto são um conjunto de 4 aulas sequenciais que possuem uma temática em comum e um componente principal como orientador. Nos anos do infantil e fundamental 1, em cada aula ocorrem atividades independentes e, no fundamental 2, em cada aula ocorre uma etapa dos projetos da trilha. Isso será melhor explicado à frente.
Por agendamento de trilhas, entende-se definir na plataforma em qual momento do ano letivo faz mais sentido realizar uma determinada trilha com aquela turma, considerando o trabalho com os componentes curriculares.
Portanto, na prática, significa agendar em quais dias e horários serão realizadas cada uma das 04 aulas da trilha que você escolheu para a turma.
Para entender mais sobre como fazer o agendamento das trilhas e suas respectivas aulas, acesse o módulo Agendamento de Trilhas.
2. Como fazer o planejamento de uma aula na plataforma?
Após realizar o agendamento das trilhas, você ainda não poderá visualizar as orientações das aulas referentes às trilhas agendadas.
Para ficar mais claro, na etapa de agendamento das trilhas, você tem acesso apenas à descrição inicial de cada aula ou projeto da trilha. Isso ocorre porque as aulas são liberadas na plataforma à medida que as aulas da trilha anterior são finalizadas.
À medida que as aulas são liberadas na plataforma, você poderá visualizar todas as orientações necessárias para planejar a prática em sala de aula.
Para acessar as aulas que estão liberadas para planejamento clique na seção agenda, no menu superior, e procure o dia em que a aula foi agendada.
Neste dia a aula aparecerá com o status de Planejamento Pendente. Este status indica que você precisa confirmar o planejamento da aula.
Acesse a aula clicando na seta cinza do canto direito para fazer a leitura das orientações e realizar o seu planejamento.
Quando finalizar a leitura das orientações e realizar o seu planejamento, clique no botão verde confirmar planejamento.
Pronto, você concluiu esta etapa. Após confirmar o planejamento, observe que a aula aparecerá na agenda com o status de Aula Planejada.
Para saber mais sobre a etapa de planejamento, bem como sobre as orientações das aulas e projetos, acesse os módulos:
Planejamento das aulas para os anos do Infantil e do Ensino Fundamental I;
Planejamento dos projetos para os anos do Ensino Fundamental II.
3. Como iniciar uma aula na plataforma?
Ao entrar na seção de início, do menu superior, você irá visualizar as aulas que estão com o planejamento confirmado para o dia. Essas aulas deverão ser iniciadas na plataforma quando você for começar a prática em sala.
Atenção!
Se a sua aula estiver agendada para o dia atual, mas você não tiver confirmado o planejamento na seção de agenda, ela não irá aparecer na tela de início. A tela de início exibe apenas as aulas com planejamento confirmado para o dia.
Para entrar na aula que desejar iniciar, clique na seta cinza no canto direito da aula e na sequência clique no botão de ação verde Iniciar Aula.
Pronto, você concluiu essa etapa. Após iniciar, observe que sua aula aparecerá com o status de Aula Iniciada.
Para saber mais sobre as funcionalidades de avaliação e documentação disponíveis após o início das aulas na plataforma, acesse o Módulo 6 - Uso da plataforma durante a prática em sala de aula.
4. Como confirmar a avaliação de uma aula na plataforma?
Após o término da prática em sala, você precisa encerrar a aula na plataforma clicando no botão verde encerrar aula.
Atenção!
Se você iniciar a aula e esquecer de encerrá-la ao final da prática em sala, a plataforma irá encerrar sua aula automaticamente ao final do dia.
Quando a aula é encerrada, observe que ela aparecerá com o status Avaliação Pendente.
O status de Avaliação Pendente indica que você precisa confirmar a avaliação da aula.
Bom saber!
Você não tem um prazo pré-definido para confirmar a avaliação das suas aulas. Recomendamos que você realize esta etapa antes da sua próxima aula, evitando acumular mais de uma aula com Avaliação Pendente.
O processo de confirmação da avaliação envolve entrar na aula, verificar as avaliações realizadas durante a prática em sala, revisar as documentações, e fazer novas documentações e avaliações durante a etapa de confirmação, se necessário.
Após este processo, clique no botão de ação verde confirmar avaliação.
Pronto, você concluiu essa etapa. Após confirmar a avaliação, observe que sua aula aparecerá com o status de Aula Finalizada.
As aulas finalizadas não podem mais ser alteradas. Você pode consultar todas as informações de documentações e avaliações acessando a aula pela seção de agenda.
Módulo 3. Agendamento de Trilhas
Neste terceiro módulo do manual de navegação vamos orientar você a realizar o agendamento das trilhas na Plataforma Lekto.
Relembrando!
A primeira ação para permitir o uso da Plataforma Lekto é fazer o agendamento de uma trilha para a sua turma.
Dica!
Antes de fazer o agendamento de trilha na plataforma, recomendamos que seja realizado um planejamento em conjunto com a coordenação da sua escola e com os demais professores.
Vamos lá?
1. Como vejo as trilhas agendadas para cada turma?
Para acessar as suas turmas e o agendamento de trilhas de cada uma, clique na seção turmas, que fica no menu superior da Plataforma Lekto.
Nesta página você verá a lista de todas as turmas na qual você é professor(a) responsável.
Na página de turmas você deve escolher a turma que deseja visualizar o agendamento e clicar no botão gerenciar trilhas.
Ao clicar em gerenciar trilhas, você verá a tela de trilhas da turma escolhida.
Se nenhuma trilha tiver sido selecionada, na tela de trilhas da turma escolhida você verá apenas um aviso ao centro da tela com o botão para agendamento da primeira trilha da turma.
Caso a turma já possua trilhas agendadas, você poderá visualizar as trilhas, bem como os respectivos professores e as datas de cada aula das trilhas agendadas.
2. Não está aparecendo a minha turma. O que fazer?
Sentindo falta de alguma das suas turmas na listagem, entre em contato com a coordenação da sua escola ou com o Suporte Lekto para verificar as turmas às quais você está vinculado no Sistema Administrativo da Lekto.
Para saber mais informações sobre como ter suporte da Lekto, vá até o módulo XXXX deste manual.
3. Como visualizo as trilhas disponíveis para a minha turma?
Na página de trilhas da turma, clique no botão selecionar trilha no canto superior direito da tela para visualizar as trilhas que estão disponíveis para a turma.
Ao clicar em selecionar trilha, você será direcionado(a) para a listagem de trilhas disponíveis para serem selecionadas.
Nesta página você pode filtrar a exibição das trilhas disponíveis pela seleção de um componente curricular. Clique no filtro à direita da tela, que se chama “todos os componentes”, e selecione o componente que deseja visualizar. O sistema, então, só exibirá trilhas que contenham o componente selecionado.
Na tela de trilhas disponíveis, clique no botão azul com o 'olhinho', ao lado do botão de selecionar trilha, para visualizar o detalhamento das aulas ou projetos da trilha.
Observe que cada trilha terá uma descrição, bem como a indicação do componente principal e dos componentes secundários da trilha.
No caso das trilhas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Fundamental, você verá o resumo das aulas que compõem a trilha, com os componentes secundários trabalhados em cada uma e uma breve explicação do que será realizado nas aulas.
Nas trilhas dos Anos Finais do Fundamental, você verá o resumo dos projetos que compõem a trilha, com a categoria de cada um, os componentes secundários e uma breve explicação dos projetos.
Na página de detalhamento da trilha você também poderá entender melhor a correlação da trilha com a BNCC clicando no botão Relação BNCC no canto superior direito da tela.
4. Como selecionar uma trilha para a turma?
Após visualizar as trilhas disponíveis e escolher a trilha que você irá realizar com a sua turma, clique no botão de ação verde 'selecionar a trilha'.
Neste momento abrirá uma janela para que você possa definir a data e horário de cada uma das 04 aulas da trilha que está sendo selecionada.
Comece definindo a data e horário da primeira aula da trilha. A plataforma irá preencher automaticamente a data e hora das próximas aulas, sugerindo que sejam realizadas no mesmo dia da semana, nas 3 semanas subsequentes após a primeira aula. Mas não se preocupe, você pode editar e colocar a data e horário de sua preferência para cada aula da trilha.
Após finalizar o preenchimento da data e hora de cada aula, clique no botão 'Selecionar Trilha', no canto inferior direito da janela, para concluir o processo de seleção da trilha desejada.
Pronto! Você será redirecionado para a tela geral de trilhas da turma e agora poderá visualizar a trilha selecionada por você, com os respectivos dias e horários definidos para cada aula da trilha.
5. Quais as regras para definir as datas e horários das aulas de uma trilha?
A marcação da data e horário de cada aula de uma trilha possui duas regras básicas:
As aulas são sequenciais, portanto só será possível marcar e realizar a aula 2 (dois) após a aula 1 (um), e assim por diante.
Não é possível fazer duas trilhas simultaneamente para a mesma turma. Ou seja, você só poderá marcar as aulas da sua trilha em períodos que não houverem outras trilhas agendadas.
Portanto, para que este agendamento se torne mais prático, sugerimos que, com o apoio da coordenação, seja realizado um planejamento em conjunto com todos os professores que farão trilhas naquela turma.
6. Não consegui realizar uma das aulas da minha trilha. Como eu faço para remarcar?
Caso você não consiga realizar uma aula da sua trilha, você pode alterar a data desta aula clicando no botão Editar, que fica logo abaixo das datas das aulas.
Mas atenção, o novo dia da aula perdida precisará ser anterior ao dia da próxima aula da trilha.
7. O que representam as cores na caixa de datas e horários da trilha?
As cores representam os status de cada aula da sua trilha.
A primeira cor é a cinza. Representa que suas aulas foram agendadas, mas ainda não foram liberadas pela plataforma. Neste caso, você precisa aguardar até que as 04 aulas da trilha anterior sejam totalmente finalizadas. Após a trilha anterior ser finalizada, o sistema irá gerar as 04 aulas da próxima trilha automaticamente.
A segunda cor é a vermelha. Representa que suas aulas foram liberadas, mas o planejamento da aula está pendente. Neste caso, você precisa acessar a aula pela seção Agenda, no menu superior, e confirmar o planejamento da aula.
A terceira cor é a verde. Representa que você confirmou o planejamento da aula na seção Agenda. Neste caso, você precisa somente aguardar o dia da aula para conseguir iniciá-la na tela de Início da plataforma.
A quarta cor é a amarela. Representa que a aula foi realizada com a turma e a avaliação está pendente de confirmação. Neste caso, você precisa acessar a aula pela tela de Início e confirmar a avaliação.
A quinta cor é a azul. Representa que a aula foi finalizada no sistema, ou seja, foi realizada em sala de aula e teve sua avaliação confirmada. Neste caso, você finalizou a jornada Lekto para aquela aula e não poderá mais alterar as informações da aula.
8. Não vou mais fazer uma trilha já agendada com a turma. O que devo fazer?
Se você agendou uma trilha na turma e não vai mais realizá-la, é possível desocupá-la. Clique no botão editar, que fica logo abaixo das datas das aulas da sua trilha. Neste momento abrirá a janela de datas e horários das aulas. Procure na parte inferior da janela o botão desocupar e clique.
Pronto, a trilha voltará a ficar disponível para ser selecionada por outro professor.
Atenção!
Para desocupar uma trilha você não pode ter realizado nenhuma aula da trilha ainda. Caso você já tenha começado a trilha com a turma, peça à coordenação da sua escola ou ao suporte Lekto para substituir o professor das aulas restantes no Sistema Administrativo da Lekto.
Módulo 4. Planejamento das aulas para os anos do Infantil e do Ensino Fundamental I
Neste quarto módulo do manual de navegação vamos orientar você a realizar o planejamento das aulas da sua trilha na Plataforma Lekto.
Lembrando!
Na etapa de agendamento das trilhas, você teve acesso apenas à descrição inicial de cada aula da trilha. Isso ocorre porque as aulas são liberadas para serem planejadas na plataforma à medida que as aulas da trilha anterior são finalizadas.
Para acessar as aulas que são liberadas para planejamento clique na seção agenda, no menu superior, e procure o dia em que a aula foi agendada.
Neste dia a aula aparecerá com o status de Planejamento Pendente. Este status indica que você precisa confirmar o planejamento da aula.
Acesse a aula clicando na seta cinza para fazer a leitura das orientações e realizar o seu planejamento. Ao acessar a aula, você verá a seguinte tela:
Em resumo, para realizar o seu planejamento, você deverá ler as seguintes seções de orientações da aula:
Orientações gerais da aula;
Orientações dos passos;
Orientações das atividades que acontecem no passo 2;
Lista de Materiais;
Relações com a BNCC;
Cada uma dessas seções será explicada nos itens abaixo.
1. Orientações Gerais da aula
As aulas possuem um cabeçalho. Nele você encontra as seguintes informações:
Título da aula;
Status da aula: que, neste momento, aparecerá como planejamento pendente;
Data e horário da aula;
Componente principal (azul) e os componentes secundários da aula (cinza);
As informações de ano e nome da turma, bem como a imagem dos alunos da turma;
Botão para gerenciamento dos alunos nas atividades.
Logo após o cabeçalho, você irá visualizar o botão de ação, sempre na cor verde.
Como você está na etapa de confirmação do planejamento, o botão irá apresentar a ação Confirmar Planejamento.
Atenção!
A ação de confirmar planejamento somente deverá ser realizada após a verificação dos passos, leitura das orientações e organização do planejamento.
Abaixo do botão de ação, cada aula conta com uma descrição geral. Nesta descrição, você vai encontrar uma explicação geral sobre a proposta do dia.
Relembrando!
Nos anos do Infantil e do Fundamental I cada aula é dividida em três passos: Projetar, Realizar e Revisar.
O quadro dos passos é apresentado abaixo da descrição geral da aula.
Relembrando!
As aulas do infantil e do fundamental 1 são compostas por 3 passos.
No passo 1, os alunos fazem um momento voltado para o planejamento do que será feito. No passo 2, a turma é dividida em grupos e cada grupo realiza uma atividade diferente.
No passo 3, os alunos são reunidos para um momento de reflexão sobre suas experiências dos passos 1 e 2.
Observe que no quadro do passo 2 constam também as 3 atividades que serão realizadas na aula. Em cada atividade você consegue visualizar:
O contexto da atividade.
O título da atividade.
O grupo de alunos que está realizando cada uma das atividades.
Ao clicar na seta disponível no canto direito de cada passo ou atividade, você será direcionado para uma página específica com o detalhamento de orientações a serem realizadas para cada um deles.
Ainda na tela de visualização geral da aula, abaixo do quadro com os passos, você terá acesso a dois botões:
Botão de materiais: ao clicar neste botão você irá visualizar uma lista com os materiais sugeridos para a prática das atividades em sala.
Botão de relação da aula com a BNCC: ao clicar neste botão você irá visualizar um texto indicando a relação das atividades com a Base Nacional Comum Curricular.
Importante!
O planejamento deve ser feito com antecedência, pois alguns materiais devem ser impressos, outros você deve agendar com a escola para utilização, caso disponíveis.
2. Orientações dos passos da aula
Ao acessar as orientações específicas do passo 1 e do passo 3, você verá a seguinte tela:
Nesta tela de orientações dos passos, você encontra as seguintes informações:
Título do passo;
Tempo médio de realização do passo;
A imagem dos alunos da turma: nos passos 1 e 3 você visualiza todos os alunos da turma pois estes são momentos vivenciados de forma coletiva.
Habilidade fixa: os passos 1, 2 e 3 possuem uma habilidade fixa cada um. Essa habilidade é chamada de fixa pois será a mesma habilidade trabalhada ao longo de todo o ano letivo nos respectivos passos;
Seção de orientações do passo.
Na seção de orientações do passo, você terá acesso a blocos de orientações. Cada bloco de orientações possui as seguintes informações:
Título: O título do bloco indica o assunto das orientações que constam no bloco.
Texto com orientações do bloco (Espaços e materiais, Orientações para encaminhar, Desenvolvimento das habilidades etc.) .
Referências de apoio do bloco: são vídeos, imagens, documentos ou links complementares às orientações apresentadas no bloco.
Ao entrar no detalhamento do passo 2, você verá a seguinte tela:
Na tela do passo 2, você encontra as seguintes informações:
Título do passo;
Tempo médio para realização do passo;
Habilidade fixa do passo: o passo 2 também possui uma habilidade fixa. A habilidade variável é trabalhada dentro de cada variação de atividade.
Descrição geral do passo 2: essa descrição é uma explicação geral comum a todas as atividade do passo 2;
Indicação das atividades e respectivos grupos: é nesta parte que você consegue visualizar as diferentes atividades da aula, bem como seus respectivos grupos.
Ao clicar na seta que fica no canto superior direito de cada atividade, você poderá entrar no detalhamento de orientações da atividade escolhida.
3. Orientações das atividades do passo 2
Relembrando!
As aulas do infantil e do fundamental 1 são compostas por 3 passos.
No passo 1, os alunos fazem um momento voltado para o planejamento do que será feito. No passo 2, a turma é dividida em grupos e cada grupo realiza uma atividade diferente.
No passo 3, os alunos são reunidos para um momento de reflexão sobre suas experiências dos passos 1 e 2.
Ao entrar no detalhamento de uma das atividades do passo 2, você verá a seguinte tela:
Nesta tela você encontra as seguintes informações:
Título da atividade;
O grupo de alunos que deverá fazer a respectiva atividade;
Habilidade variável: a habilidade variável é a habilidade que muda em cada atividade da aula. É com base no desenvolvimento desta habilidade que os grupos são organizados pela plataforma.
Habilidade fixa: essa habilidade é chamada de fixa pois será a mesma habilidade trabalhada no passo 2 em comum às 3 atividades, ao longo de todo o ano letivo.
Desafio: cada atividade possui um desafio específico.
Seção de orientações da atividade.
Na seção de orientações da atividade, você terá acesso a blocos de orientações. Cada bloco de orientações possui as seguintes informações:
Título: O título do bloco indica o assunto das orientações que constam no bloco.
Texto com orientações do bloco.
Referências de apoio do bloco: são vídeos, imagens, documentos ou links complementares às orientações apresentadas no bloco.
4. É possível trocar um aluno de grupo?
No cabeçalho de cada aula, ao lado do rosto dos alunos da turma, você irá visualizar o botão gerenciar alunos.
Ao clicar neste botão o sistema vai abrir uma modal indicando a divisão da turma entre as atividades sugeridas pela plataforma, formando grupos, conforme imagem abaixo:
Para fazer qualquer alteração, clique no rosto do aluno que deseja mover e arraste-o para umas das outras atividades disponíveis.
Também é possível movimentar mais de um aluno simultaneamente. Basta selecionar a imagem de todos que você deseja mudar e arrastar para a atividade desejada.
Atenção!
A plataforma faz a divisão de grupos de modo a estimular o engajamento e otimizar o desenvolvimento das competências e habilidades de cada aluno. Por isso sugerimos que procure ao máximo não fazer alterações nos grupos.
Módulo 5. Planejamento dos projetos para os anos do Ensino Fundamental II
Neste quinto módulo do manual de navegação vamos orientar você a realizar o planejamento dos projetos na Plataforma Lekto.
Relembrando!
Na etapa de agendamento das trilhas, você teve acesso apenas à descrição inicial de cada projeto da trilha. Isso ocorre porque as aulas dos projetos são liberadas para serem planejadas na plataforma à medida que as aulas da trilha anterior são finalizadas.
No Fundamental II, as trilhas são divididas em projetos, com duração de quatro aulas, onde em cada aula é realizada uma etapa dos projetos. Ou seja, na aula 1 é realizada a etapa 1 dos projetos. Na aula 2, etapa 2. E assim por diante.
Para acessar as aulas liberadas para planejamento clique na seção agenda, no menu superior, e procure o dia em que o projeto foi agendado.
Neste dia a aula aparecerá com o status de Planejamento Pendente. Este status indica que você precisa confirmar o planejamento dessa aula.
Acesse a aula clicando na seta cinza para fazer a leitura das orientações e realizar o seu planejamento. Ao acessar, você verá a seguinte tela:
Em resumo, para realizar o seu planejamento, você deverá ler as seguintes seções de orientações do projeto:
Orientações gerais da aula;
Orientação da etapa para cada projeto;
Materiais;
Relações com a BNCC;
Cada uma dessas seções será explicada nos itens abaixo.
1. Orientações gerais da aula.
As aulas possuem um cabeçalho. Nele, você encontra as seguintes informações:
a. Título da aula;
b. Status da aula: que, neste momento, aparecerá como planejamento pendente;
c. Data e horário da aula;
d. Componente principal (azul)
e. As informações de ano e nome da turma, bem como a imagem dos alunos da turma;
f. Botão para gerenciamento dos alunos.
g. Orientação geral da aula.
Logo após o cabeçalho, você irá visualizar o botão de ação, sempre na cor verde.
Como você está na etapa de confirmação do planejamento, o botão irá apresentar a ação Confirmar Planejamento.
Atenção!
A ação de confirmar planejamento, somente deverá ser utilizada após a verificação da etapa, leitura das orientações e organização do planejamento.
Abaixo do botão de ação, cada aula conta com uma descrição geral. Nesta descrição, você vai encontrar uma explicação geral sobre a proposta da etapa.
Relembrando!
Nos anos finais do Fundamental, cada aula representa uma etapa dos projetos. E durante todas as aulas da trilha serão realizados 3 projetos simultâneos, sendo cada grupo responsável por 1 projeto. Ou seja, na aula 1 os grupos realizam a primeira etapa dos seus projetos. Na aula 2, os grupos realizam a segunda etapa dos seus projetos. E assim por diante.
O quadro de projetos é apresentado abaixo da descrição geral da aula. Ao clicar na seta disponível no canto direito de cada projeto, você será direcionado a uma página específica com as orientações a serem realizadas na respectiva etapa.
Observe que em cada projeto constam:
A linguagem do projeto: será trabalhada uma linguagem diferente para cada projeto;
O título do projeto;
Os componentes secundários: o componente primário é o mesmo para todos os projetos. Por isso, em cada projeto, mostramos apenas os secundários. O primário pode ser observado no cabeçalho da aula.
A habilidade variável: cada projeto possui uma habilidade diferente, que muda a cada etapa. A etapa também possui uma habilidade fixa, que é igual para todos os projetos, por etapa. Por tanto, cada etapa do projeto possui uma habilidade fixa, igual para todos os projetos, e uma habilidade variável, que muda a cada projeto.
Descrição da etapa do projeto.
A imagem dos grupos que estão realizando cada projeto:
Ainda na tela de visualização geral da aula, abaixo da descrição dos projetos, você terá acesso a dois botões:
Botão de materiais: ao clicar neste botão você irá visualizar uma lista com os materiais sugeridos para a prática das atividades em sala.
Botão de relação da aula com a BNCC: ao clicar neste botão você irá visualizar um texto indicando a relação das atividades com a Base Nacional Comum Curricular.
Importante!
O planejamento deve ser feito com antecedência, pois alguns materiais devem ser impressos, outros você deve agendar com a escola para utilização, caso disponíveis.
2. Orientações da etapa de cada projeto.
Relembrando!
Cada grupo realizará o seu projeto em quatro etapas, que serão desenvolvidos em quatro aulas:
1ª aula: Etapa 1 - Contextualização e chuva de ideias
2ª aula: Etapa 2 - Ideação e Planejamento
3ª aula: Etapa 3 - Execução
4ª aula: Etapa 4 - Partilha e reflexão
Ao clicar na seta disponível no canto direito de cada projeto, você será direcionado a uma página específica com as orientações a serem realizadas na respectiva etapa do projeto escolhido.
Ao clicar, você verá a seguinte tela:
Nesta tela, serão apresentadas as seguintes informações:
Linguagem do projeto;
Título do projeto;
Botão roteiro do grupo;
Componente principal e componentes secundários;
Identificação do grupo com as imagens dos alunos.
Habilidade variável: cada projeto possui uma habilidade variável em cada etapa;
Habilidade fixa: cada etapa possui uma habilidade fixa, que se repete em todos os projetos naquele ano letivo.
Desafio: cada projeto possui um desafio específico.
Seção de orientações do passo.
Na seção de orientações do passo, você terá acesso a blocos de orientações. Cada bloco de orientações possui as seguintes informações:
Título: O título indica o assunto das orientações que constam no bloco;
Texto com orientações;
Referências de apoio: são vídeos, imagens, documentos ou links complementares às orientações apresentadas no bloco.
3. Como acesso o roteiro do grupo?
Ao acessar a tela de orientações de um projeto, você verá no cabeçalho, ao lado do título do projeto, o botão roteiro do grupo.
Clicando no roteiro, você será direcionado para um documento PDF que contém as orientações que o grupo deve seguir para execução da etapa do seu projeto. Este PDF pode ser disponibilizado aos alunos de forma digital ou impressa.
Atenção!
Esse roteiro deve ser impresso com antecedência, sendo entregue ao grupo no dia da aula, e lembre-se que cada grupo terá um roteiro diferente em cada etapa.
4. É possível trocar um aluno de grupo?
No cabeçalho de cada aula, ao lado do rosto dos alunos da turma, você irá visualizar o botão gerenciar alunos.
Ao clicar neste botão o sistema vai abrir uma modal indicando a divisão da turma entre as atividades sugeridas pela plataforma, formando grupos, conforme imagem abaixo:
Para fazer alteração, clique no rosto do aluno que deseja mover e arraste-o para umas das outras atividades disponíveis.
Também é possível movimentar mais de um aluno simultaneamente. Basta selecionar a imagem de todos que você deseja mudar, antes de arrastar para a atividade desejada.
Atenção!
A plataforma faz a divisão de grupos de modo a estimular o engajamento e otimizar o desenvolvimento das competências e habilidades de cada aluno. Por isso sugerimos que procure ao máximo não fazer alterações nos grupos.
Módulo 6. Uso da plataforma durante a prática em sala de aula
Neste sexto módulo do manual de navegação vamos orientar você sobre o uso da Plataforma Lekto durante a prática em sala de aula.
Para chegar nesta etapa, você já tem que ter realizado as fases anteriores de agendamento de trilha e planejamento das aulas.
Os próximos passos são:
Iniciar a aula na plataforma no começo da prática em sala;
Encerrar a aula na plataforma ao final da prática em sala;
Avaliar os alunos e documentar o que ocorreu durante a aula;
Confirmar as documentações e avaliações;
Planejar a próxima aula.
Abaixo, explicaremos melhor o que deve ser feito em cada um dos passos mencionado acima:
1. Chegou o dia da aula. O que preciso fazer na plataforma?
Ao entrar na Plataforma Lekto, você irá visualizar a seção de início. Nesta seção, serão exibidas as aulas que estão com o planejamento confirmado para o dia.
Quando chegar o horário da prática Lekto em sala, entre na respectiva aula pela tela de início. Você irá visualizar o botão verde com a ação de "Iniciar a aula".
Atenção!
Se você tem aula agendada para hoje e ela não está aparecendo na seção de início, provavelmente você esqueceu de confirmar o planejamento da aula.
Após iniciar a aula, você irá visualizar as mesmas orientações que já havia acessado durante a etapa de planejamento. As únicas mudanças são que, após iniciar a aula, você poderá realizar as documentações e avaliações dos alunos. Essas funcionalidades serão abordadas mais adiante.
Assim que a aula for iniciada, o botão de ação na cor verde mudará para encerrar a aula. Clique novamente para encerrar quando terminar a prática das atividades em sala.
Atenção!
Somente é possível avaliar e documentar após iniciar a aula na plataforma.
2. Tenho alunos que faltaram. O que fazer?
Se algum dos alunos da turma faltar ou se ausentar, clique a qualquer momento no botão de gerenciar alunos.
Ao clicar, o sistema irá abrir a tela de gerenciamento dos alunos e grupos. Observe que, logo abaixo dos campos com os grupos, existe um campo de alunos ausentes. Você só precisa arrastar os alunos que não estão presentes para este campo para indicar que eles não estão presentes em sala.
3. Como faço para avaliar o desenvolvimento dos alunos nas habilidades?
As aulas Lekto possuem habilidades fixas, que se repetem ao longo de todas as aulas do ano, e habilidades variáveis, que correspondem aos diferentes grupos da aula.
Dentro de cada um dos passos (nos anos do infantil e do ensino fundamental 1), assim como dentro de cada um dos projetos (nos anos do ensino fundamental 2), você irá encontrar o botão Avaliação. Ao clicar, serão exibidas as habilidades que constam naquele passo ou naquele projeto, com um espaço de avaliação para cada uma, conforme a imagem abaixo:
Para avaliar, clique no rosto do aluno e arraste para o campo de avaliação que corresponde ao desenvolvimento deste aluno na habilidade.
Ao terminar de avaliar seus alunos em todos os passos, clique em confirmar avaliação. Após isso, você será direcionado para a tela de confirmação e finalização. Sua aula precisa estar com o status de aula finalizada para que tenha passado por todos os passos, ou seja, a avaliação deve ter sido preenchida e confirmada.
Lembre-se!
Não será possível fazer nenhuma mudança na avaliação da aula após a avaliação ser confirmada.
Importante!
Observe que, quando você entrar na avaliação, todos os alunos estarão no campo não observado, então se houver algum aluno que não pôde ser observado durante a aplicação das atividades, basta não movimentá-lo durante a avaliação.
4. Preciso avaliar todos os alunos em todas as aulas?
Toda aula possui uma habilidade fixa e habilidades variáveis a serem observadas. É importante acompanhar o desenvolvimento dos alunos na habilidade fixa, mas essa habilidade será repetida no decorrer da sua jornada com a Plataforma Lekto, então pode ser observada com o tempo. O que é imprescindível mesmo é observar o desenvolvimento dos alunos nas habilidades variáveis, pois elas estão diretamente ligadas às atividades que cada grupo realiza durante as aulas Lekto, e influenciam nas atividades que serão oferecidas posteriormente pela plataforma.
Mas atenção, ao dizer que a avaliação das habilidades variáveis é prioridade, não significa que a avaliação das habilidades fixas seja menos importante. Acontece que as habilidades variáveis não se repetem com a mesma frequência, mas é igualmente importante avaliar as habilidades fixas para garantir um bom andamento do processo.
Lembre-se!
Não é obrigatório a avaliação ocorrer logo após a finalização da aula. A equipe Lekto recomenda que as aulas sejam avaliadas durante a semana, SEM PRESSA! Tome cuidado para não deixar acumular avaliações pendentes. É de extrema importância a avaliação para a próxima etapa e divisão dos grupos pela plataforma, pois ela usará sua avaliação como base para essa ação.
5. Como faço para realizar as documentações?
Na Plataforma Lekto existe a função “documentar”, que foi pensada para apoiar você, professor, na realização dos seus registros das aulas. Para fazer suas documentações, clique em “documentar”, o botão azul que aparece a todo momento após você iniciar sua aula na plataforma. As informações que julgar pertinentes ao longo do processo vão compor seu registro e auxiliarão você quando for avaliar os alunos no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Fundamental 1:
Fundamental 2:
Quando clicar em “documentar” uma janela será aberta. Nela, o ponto principal da documentação será o seu registro escrito, mas você também pode contar com algumas opções de complementação, como: O passo da aula a que a documentação se refere (no fundamental II será projeto), as habilidades trabalhadas na aula, e os alunos observados.
Além disso, será possível registrar áudios e criar ou anexar fotos, tornando sua documentação ainda mais completa! Quando quiser finalizar seu registro, basta clicar em “salvar documentação”. Será aberta uma janela de finalização, e nela é só clicar em confirmar, e pronto!
Fundamental 1:
Fundamental 2:
A documentação pode ser feita durante ou após a realização da aula.
Você poderá conferir todas as documentações que foram anexadas durante as aulas a qualquer momento.
Atenção!
Quando você finaliza uma aula (clicando em confirmar avaliação), não é possível realizar novas documentações!
6. O que preciso documentar?
No Programa Lekto as documentações pedagógicas e as avaliações são consideradas como processos contínuos de diagnóstico e são ferramentas essenciais para garantir que os alunos possam atingir seu máximo potencial. Nesse sentido, nas orientações dos planos, indicamos o que pode ser documentado considerando a habilidade que está em jogo naquele momento e as intervenções feitas por você, professor, que garantem o desenvolvimento delas.
O exercício de documentar favorece e possibilita uma avaliação de qualidade, gerando reflexão e apoio no momento de realizar as avaliações das habilidades socioemocionais que os alunos experienciaram durante a aula.
Essas documentações normalmente são anotações, registros fotográficos e de áudio das ações, falas e expressões que os alunos demonstram durante o momento que estão realizando a propostas e interagindo com seus pares e com suas intervenções.
Módulo 7. Apoio ao professor
Neste módulo do manual de navegação vamos orientar sobre o funcionamento dos nossos canais de atendimento. Você não está sozinho em sua jornada. A Lekto possui um time de apoio ao professor pronto para atender você a qualquer momento, de maneira personalizada.
1. Quando devo procurar o time de apoio ao professor?
A Plataforma Lekto foi criada para o uso do professor. É por meio dela que os professores terão acesso a nossa metodologia, trilhas e aulas, e as funcionalidades de avaliação e acompanhamento dos seus alunos. Por isso, entendemos a importância de dar todo o suporte possível para que você, professor(a), tenha sucesso no uso da nossa plataforma e aplicação da nossa metodologia.
Pensando nisso, montamos um time de apoio ao professor que está disponível para atendê-los sempre que necessário. Este time é formado por profissionais da educação que poderão auxiliar você não somente com dúvidas relacionadas ao uso da plataforma, mas em qualquer desafio que possa surgir durante a prática das atividades Lekto.
Portanto, estimulamos que você utilize nosso time de apoio como um assistente pessoal. Entre em contato sempre que precisar, estaremos ao seu lado nessa jornada para colher juntos os frutos do trabalho bem sucedido com a metodologia Lekto.
2. Como posso entrar em contato com o time de apoio?
Ao acessar a plataforma Lekto, temos um menu na parte superior. No canto direito, você visualiza o botão “Apoio ao professor”. Clicando nele, é possível ver as opções de contato com o nosso time de apoio. Basta escolher a que você preferir:
Whatsapp: por este canal conseguimos fornecer apoio por meio de uma conversa direta e em tempo real, de forma mais dinâmica. Além disso, o canal whatsapp fica disponível para você sem a necessidade de estar logado na plataforma a partir do momento em que você salva nosso número em seu celular.
Chat: por este canal também conseguimos conversar de maneira direta e em tempo real, portanto é uma boa alternativa ao uso do aplicativo whatsapp. Mas, lembre-se que para acessar o chat, você precisa estar logado em nossa plataforma.
Chamado: por este canal, a interação com o time de suporte será por meio de mensagens trocadas via e-mail. Recomendamos que, para o uso deste canal, você procure colocar o máximo de informações possíveis sobre o seu problema na primeira mensagem.
3. Como nos contatar por whatsapp?
Dentro da Plataforma Lekto, clique no botão escrito “Apoio ao professor” com uma interrogação ao lado, no canto superior direito da tela. Depois disso, clique em Conversar com o time de apoio e na opção Whatsapp:
Clicando em “Whatsapp” no menu de Apoio ao professor, você será encaminhado para uma outra janela. Nela, clique no botão verde escrito “Iniciar conversa”.
A seguir, você terá duas opções de ação, conforme a imagem abaixo:
Caso não tenha o aplicativo do Whatsapp no seu computador, será necessário estar conectado com a sua conta no navegador. Após fazer a conexão, clique em “usar o Whatsapp Web” para iniciar a conversa. Pronto! Agora é só responder as perguntas iniciais e você será direcionado para um atendente do time de Apoio ao professor!
Importante!
É necessário que o seu Whatsapp esteja conectado ao computador para conseguir realizar esta ação. Caso não consiga entrar pelo computador, você também pode entrar em contato com o nosso time de apoio pelo Whatsapp diretamente do seu celular, através do número +55 11 4003-7796.
4. Como nos contatar pelo Chat?
A segunda opção de contato é o chat. Clique no botão escrito “Apoio ao professor” com uma interrogação ao lado, no canto superior direito da tela. Depois disso, clique em “Conversar com o time de apoio”, e na opção “Chat.”
Ao clicar na opção Chat, você será direcionado para outra página do navegador, na qual será apresentado um formulário para preenchimento das informações iniciais do atendimento. Para começar, coloque os seguintes dados:
Por essa via, as interações acontecem por mensagens diretas, em tempo real, como uma conversa de Whatsapp. Anexos de imagem e arquivos poderão ser enviados durante a conversa para tornar mais fácil a compreensão da solicitação.
5. Como abrir um chamado?
O chamado é a terceira opção de contato com o nosso suporte. Nele você cria uma solicitação que pode ser acompanhada e atualizada tanto por nós, do time de Apoio ao professor, quanto por você, professor(a), quando existir uma nova informação. As interações serão feitas por e-mail, e você poderá adicionar prints de tela, imagens, anexos, e qualquer outro tipo de arquivo que facilite a compreensão do ocorrido, além do próprio texto que escrever relatando a situação.
Para abrir um chamado dentro da Plataforma Lekto, clique no botão escrito “Apoio ao professor” com uma interrogação ao lado, no canto superior direito da tela. Após isso, clique em “Abrir um chamado” no menu de opções que será aberto.
Clicando em “abrir um chamado”, você será direcionado para um formulário onde terá que inserir algumas informações para que possamos entender melhor a situação. Você poderá inserir imagens, descrição textual e até enviar anexos para detalhar. Quando tiver inserido todas as informações, clique em “Enviar” e o chamado será criado.
Pronto! Agora é só acompanhar a solicitação a partir do e-mail informado. Todas as mensagens que o nosso time de apoio enviar serão encaminhadas por lá.
Lembrando: Como no chamado não temos uma conversa dinâmica, em tempo real, pedimos que as informações da dificuldade estejam bem detalhadas e com anexos para facilitar o atendimento.
O Time de apoio Lekto está disponível de segunda a sexta-feira, de 7h às 20h. Caso queira entrar em contato fora do horário de atendimento, você pode abrir um chamado e ele será respondido dentro do horário comercial. Teremos prazer em te apoiar em sua jornada conosco!
Módulo 8. Foto dos alunos
1. Porque adicionar a foto dos alunos é importante?
Adicionar fotos dos alunos é uma etapa importante para o uso da Plataforma Lekto. As imagens dos alunos tornam o processo de avaliação e documentação mais visual para os professores, fazendo diferença no uso diário da plataforma.
2. Como adicionar a foto dos alunos na plataforma?
Para adicionar as imagens, entre na seção ALUNOS do menu superior da plataforma. Neste momento, aparecerá os alunos das turmas às quais você está vinculado, conforme imagem abaixo:
Ao clicar no círculo com a primeira letra do nome do aluno, aparecerá uma janela com as opções para adicionar a foto do aluno, conforme exemplo abaixo:
Na primeira opção, você poderá tirar uma foto usando a câmera do dispositivo.
Na segunda opção, você vai acessar a galeria de imagens do dispositivo e poderá selecionar uma foto já existente.
Após tirar a foto ou selecionar uma imagem, clica no botão salvar.
3. Em que momento posso adicionar as fotos dos alunos?
Caso você não tenha as imagens dos alunos em seu dispositivo para serem adicionadas, sugerimos que crie um momento durante a aula lekto para tirar as fotos.
Abra a Plataforma Lekto no seu computador e entre na seção de alunos. Use o filtro para visualizar apenas os alunos da turma em que você está no momento. Então, enquanto os alunos realizam a prática das atividades, chame aluno por aluno para sentar em frente ao computador e tirar a sua foto.